quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Consumo de orgânicos aumentou de 20% a 25% na região de Campinas, neste ano


Feira Pé na Roça, realizada pela Rede de Agroecologia
da Unicamp, todas as sextas-feiras, na Estação Guanabara.

Ampliação do mercado é relacionada à obrigatoriedade de uso do selo oficial único no varejo, a partir de 1º de Janeiro de 2011. Em dez anos, número de produtores certificados dobrou na região

Desde que passou a ser obrigatório no varejo o uso do selo oficial que atesta a origem de alimentos orgânicos (1º de Janeiro de 2011), o consumo destes alimentos aumentou de 20% a 25% na região de Campinas. Essa é a avaliação de José Augusto Maiorano, diretor-técnico da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral- órgão do governo estadual) e diretor-secretário da ANC (Associação de Agricultura Natural de Campinas).


O selo oficial, único em todo o Brasil, integra o Sistema de Avaliação de Conformidade Orgânica, que reúne órgãos e entidades federais e organismos de avaliação da conformidade credenciados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse Sistema garante que os produtos à venda com o selo oficial são de origem orgânica, conforme previsto na Lei 10.831/ 2003, regulamentada pelo decreto 6.323/ 2007.


Notícia veiculada no site do MAPA (3/2/2011) aponta o crescimento de 40% do valor total obtido com a comercialização de orgânicos no mercado interno, em 2010, comparado com o ano anterior. Ao final de 2010, o número de produtores brasileiros em conformidade com as novas regras era de 5,5 mil.


Segundo Maiorano, a ANC é a única certificadora atuando na região de Campinas (aproximadamente 20 cidades). Ele disse que, em dez anos, o número de produtores certificados nessa região passou de 30 para 60. "E ainda temos outros vinte em fase de conversão ao Sistema de Conformidade, dos quais cinco são da cidade de Campinas", completa.


Semana da Agricultura Orgânica de Campinas



Abertura da 10ª Semana da Agricultura Orgânica de Campinas 
O período comparado deve-se à 10ª edição da Semana da Agricultura Orgânica de Campinas, que começou ontem e vai até sexta-feira (30 de Setembro de 2011), com a realização de oficinas, minicursos, palestras e feiras. A participação é gratuita e o público esperado é de produtores e outros interessados. 


"Nesses dez anos observamos aumento nas vendas e na produção, mas ainda é menor do que gostaríamos. É preciso maior conscientização dos consumidores sobre os benefícios dos orgânicos", avalia Maiorano. Ele aposta na realização de eventos como essa Semana de Agricultura Orgânica e as feiras de produtos orgânicos, como as realizadas periodicamente em Campinas. 

A expectativa de público, segundo Maiorano, é de 120 pessoas por dia de evento. A Semana de Agricultura Orgânica é organizada pela Cati, ANC, Embrapa e Sindicato Rural de Campinas e conta com o apoio da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). As atividades da Semana acontecem no Auditório da Cati (Avenida Brasil 2.340, no Jardim Chapadão), na Estação Guanabara (Rua Mário Siqueira, s/n, Jardim Guanabara) e no Parque Ecológico de Campinas. 

O que são produtos orgânicos?

Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, café, laticínios, sucos e outros produtos, tanto in natura, quanto processados, são considerados orgânicos quando cultivados sem agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias sintéticas. A prioridade é empregar matéria orgânica e adotar boas práticas que harmonizem os processos biológicos.

Os produtos orgânicos também são provenientes de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a vida biológica do solo ativa. As técnicas para obter o produto orgânico incluem manejo especial do solo e diversidade (rotação) de culturas, que garantem a qualidade dos alimentos. Também são características fundamentais na produção orgânica a responsabilidade social e ambiental, como o uso adequado do solo, água, ar e dos recursos naturais.

Fontes:


Ceasa (Assessoria de Imprensa). Neste link é possível obter detalhes da programação da Semana de Agricultura Orgânica de Campinas- http://www.ceasacampinas.com.br/novo/NoticiasVer.asp?id=749

Fotos: Divulgação RAU (Rede de Agroecologia da Unicamp) e Cati (Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário